O Tik Tok Shop chegou: e agora?

O Tik Tok Shop se transformou rapidamente em uma força significativa no e-commerce global. Lançado nos Estados Unidos em setembro de 2023, em menos de um ano superou a marca de 500 mil sellers e chegou a US$ 9 bilhões em valor de mercadoria vendida (GMV), e marcas como Coca-Cola lançaram produtos exclusivos para venda pela rede social. Um fenômeno que está chegando ao Brasil.
O Tik Tok Shop é uma funcionalidade do Tik Tok que permite que os usuários comprem produtos diretamente do app, sem serem direcionados para um e-commerce externo, em categorias como eletrônicos, alimentos, roupas e beleza. Sua expansão não se restringe ao mercado americano: nos países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Malásia e Vietnã, a plataforma movimentou mais de US$ 33 bilhões em 2024 em GMV.
Na Europa, o Tik Tok Shop já está presente na Alemanha, França, Itália, Espanha e Irlanda, mas enfrenta desafios operacionais e regulatórios. Ainda assim, os objetivos são ambiciosos: a meta é alcançar US$ 75 bilhões em GMV em 2025, mais que triplicando as vendas desde 2023. Para isso, o Brasil tem um papel essencial.

Com mais de 111 milhões de usuários no Brasil (terceiro maior mercado da empresa no mundo), o Tik Tok traria o Shop para o país – era questão de tempo. O início das operações em maio de 2025 marca o início de um novo momento para o e-commerce brasileiro. E não é exagero: o Banco Santander estima que, até 2028, a plataforma capture até 9% das vendas de todo o varejo digital brasileiro. Se esse número se confirmar, o Tik Tok Shop poderá movimentar até R$ 39 bilhões em 2028.
No dia a dia dos brasileiros
O Tik Tok já é uma presença relevante no cotidiano dos brasileiros – e com o Tik Tok Shop, essa presença será ainda mais intensa. Segundo um estudo da Opinion Box realizado com mais de 2.000 pessoas, 78% acessam o aplicativo pelo menos uma vez por dia, e 9% deixam o Tik Tok aberto o tempo todo. Seja para distração (62%), para diversão (53%) ou para descobrir coisas novas (42%), a plataforma vem desenvolvendo relacionamentos profundos com o público nacional.
E esse é um movimento crescente: 51% dos entrevistados usam mais o Tik Tok hoje do que há 12 meses e 36% acreditam que esse uso será ainda mais intenso daqui a um ano. Considerando que 39% das pessoas acompanham e curtem vídeos de marcas e empresas de que gostam, e 34% acompanham reviews de produtos, o potencial de uso da plataforma pelo varejo é evidente.

Os primeiros passos
O Tik Tok Shop foi lançado com um grupo restrito de vendedores locais, em um modelo semelhante ao que foi adotado no México. A gestão da plataforma no Brasil está integrada ao ecossistema mexicano (onde está presente desde fevereiro), com critérios de seleção de vendedores baseados em parâmetros já testados por lá. A expectativa é que, posteriormente, a plataforma seja aberta para mais marcas e vendedores independentes.
A expectativa de forte crescimento do Tik Tok Shop no Brasil pode ameaçar concorrentes já estabelecidos no País, mas abrir oportunidades para empresas que souberem aproveitar as características da plataforma. Setores como moda, beleza e eletrônicos, que já têm forte engajamento na plataforma, deverão ser os mais destacados no sistema de social commerce.
A entrada do Tik Tok Shop no Brasil passa pela necessidade de adaptação cultural ao formato de live commerce, que não teve até agora um grau intenso de adoção no mercado brasileiro (ao contrário do que acontece, por exemplo, na China). Por apresentar taxas competitivas e uma base de usuários engajada, o Tik Tok Shop pode acelerar as compras por impulso e movimentar o e-commerce do País.

Como vender mais usando o Tik Tok Shop
Quem pretende utilizar o Tik Tok Shop em sua estratégia de vendas precisa estar atento a alguns pontos importantes:
- Crie uma conta comercial
Para vender no Tik Tok Shop, é necessário ter uma conta comercial, que oferece acesso a métricas detalhadas e ferramentas de marketing. Dessa forma, passa a ser possível acompanhar o desempenho de suas campanhas. A mudança para uma conta comercial pode ser feita nas configurações do aplicativo.
- Entenda seu público
Conhecer seu público é essencial para desenvolver o tipo de conteúdo que traz engajamento e impulsiona as vendas. O Tik Tok Analytics, ferramenta da plataforma para análise de dados, permite obter insights sobre idade, localização e interesses da audiência, facilitando a personalização do conteúdo.
- Use a plataforma de anúncios
Como também acontece em outras redes sociais, será muito mais difícil obter um desempenho relevante no Tik Tok Shop sem investir em anúncios pagos. Disponível em vários formatos, a publicidade pode aumentar o alcance das ofertas e gerar tráfego qualificado, ampliando a visibilidade do seller e sua taxa de conversão.
- Faça parcerias com Creators
O trabalho com criadores de conteúdo ganhará ainda mais importância com a chegada do Tik Tok Shop. Escolher influenciadores que estejam alinhados ao seu público pode ajudar a ganhar credibilidade e visibilidade, ampliando suas vendas.
- Desenvolva promoções e ofertas
Cupons de desconto e promoções são ferramentas importantes para incentivar compras. Um bom exemplo é o uso de cashback para estimular o cliente não apenas a comprar, mas a retornar posteriormente para usar esse crédito extra. A integração dos dados da base de relacionamento com os clientes à rede social também traz um grande potencial de vendas.
A chegada do Tik Tok Shop ao Brasil representa uma nova fronteira no comércio eletrônico, integrando entretenimento e compras em uma experiência prazerosa para os clientes. A plataforma tem o potencial de transformar o mercado brasileiro, oferecendo oportunidades adicionais para empreendedores e marcas que desejam se destacar no e-commerce.
Com uma base sólida de usuários, formada por mais de 111 milhões de usuários no país, e estratégias diferenciadas de marketing, o Tik Tok oferece um público massivo e altamente engajado. Por isso, é uma oportunidade única para empreendedores e marcas.