Como conquistar e fidelizar clientes no varejo

O guia definitivo das estratégias para aumentar as vendas no varejo em 2026
Por Gustavo Gadotti, Nov. de 2025
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Criar uma base de dados confiável, recuperar clientes inativos e reduzir o churn são pontos essenciais em uma estratégia de crescimento do faturamento no varejo omnicanal. Para enfrentar esses desafios, as principais empresas do setor contam com tecnologias que aumentam as vendas, do giftback à retail media e hiperpersonalização com IA

A nova era do Varejo: desafios e
tecnologias

O investimento do varejo em soluções de omnicanalidade, em Inteligência Artificial e em plataformas de fidelização tem transformado o relacionamento com os clientes, com impacto direto no desempenho das vendas, na lucratividade e, em um olhar de longo prazo, na sustentabilidade financeira dos negócios.

Nesse cenário, aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) e reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) são drivers estratégicos que caminham lado a lado.

Não basta atrair clientes: é preciso convertê-los em consumidores recorrentes
e, finalmente, em promotores da marca. Para que um negócio se mantenha competitivo, é preciso alimentar um crescimento sustentável que se baseia na felicidade do cliente.

Nesse cenário, faz muito sentido contar com um ecossistema de soluções tecnológicas  que seja um parceiro estratégico, com ferramentas que cobrem toda a jornada do cliente – da atração inicial à conversão, fidelização e reativação.

Os 3 maiores desafios do Varejo Omnichannel

Independente do segmento de atuação no varejo, é necessário superar 3 grandes desafios que impedem que as promessas de velocidade, eficiência, personalização e experiência de compra trazidas pela omnichanalidade se tornem realidade.

Vencer esses desafios do varejo omnicanal gera um impacto imenso na capacidade de qualquer negócio ser relevante para seus clientes – e essa relevância faz toda a diferença para o crescimento e a rentabilidade de longo prazo.Os 3 maiores desafios do Varejo Omnichannel

Independente do segmento de atuação no varejo, é necessário superar 3 grandes desafios que impedem que as promessas de velocidade, eficiência, personalização e experiência de compra trazidas pela omnichanalidade se tornem realidade.

Vencer esses desafios do varejo omnicanal gera um impacto imenso na capacidade de qualquer negócio ser relevante para seus clientes – e essa relevância faz toda a diferença para o crescimento e a rentabilidade de longo prazo.

Desafio #1: IA e Dados confiáveis sobre os clientes

O primeiro desafio para crescer no varejo digital é ter uma base de dados sólida, ampla e confiável.

Estratégias de CRM, personalização e campanhas de marketing só funcionam quando se conhece bem quem está do outro lado da tela.

Para usar Inteligência Artificial e personalizar a comunicação com o consumidor, é essencial que os dados sejam confiáveis – sem duplicações, sem preenchimentos incorretos e, principalmente, que traduzam as preferências e comportamentos reais dos consumidores.

A ausência de dados corretos e atualizados gera retrabalho, redundâncias e erros que comprometem o planejamento e a execução das estratégias de omnicanalidade.

O resultado é uma resposta mais lenta às mudanças do mercado e experiências menos positivas para os clientes – o que se reverte em menos eficiência operacional e menores resultados financeiros.

Com dados confiáveis, o varejo pode construir experiências memoráveis, que geram fidelização, reduzem os custos operacionais e fazem com que a marca seja a principal escolha dos clientes.

Desafio #2: Estratégias de recompra e recorrência

Nenhum negócio se sustenta somente com clientes novos.

Quando um cliente não repete a compra, é preciso investir muito mais em marketing para atrair novos consumidores, que invariavelmente gastam menos que clientes recorrentes. Dados da consultoria Bain & Company mostram que clientes fiéis às marcas gastam até 67% mais do que novos consumidores.

Outro aspecto importante é a manutenção do relacionamento com o cliente em diversos momentos.

O aumento da recorrência faz com que o varejo não precise depender tanto da sazonalidade para conquistar vendas. É uma forma de criar novas linhas de receita com mais controle e previsibilidade do prazo de recompra.

O desafio, então, é implementar estratégias adaptadas ao segmento e perfil de compra, estimulando a recompra sem ferir as margens e impulsionando os resultados.

Confira como empresas de diferentes tamanhos utilizaram estratégias de redução de churn, fidelização e recuperação de clientes inativos para aumentar o ROI:
A Arezzo obteve mais de R$ 35 milhões em receita incremental em 2024 com o uso do giftback para aumentar a recorrência de seus clientes;
A Santa Lolla alcançou um retorno efetivo de 14,2% em suas ações de fidelização de clientes ao adotar estratégias integradas de retenção;
A Ammo Varejo recuperou mais de 3.600 pedidos de clientes a partir de ações personalizadas e engajamento com os consumidores via WhatsApp.