WhatsApp no varejo: reunimos as melhores práticas
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No universo digital, podemos absorver e utilizar muitas boas práticas do mundo físico, mas, pra isso, é essencial adequá-las para potencializar as interações online. Analisamos vendedores que se destacam nas vendas digitais e levantamos as melhores práticas para auxiliar quem está no varejo físico a se relacionar no digital - afinal, já está na hora de abandonar as listas de transmissão e começar a vender com estratégia. Confira as melhores práticas que geraram mais de R$150 milhões em vendas!
1 - Não seja um robô. Sorria com as palavras.
Uma pesquisa realizada pela Amdocs, em parceria com a Forrester Research, aponta que, quando podem escolher entre um atendimento entre máquina ou humano, 83% dos consumidores optam por falar com humanos. Isso porque acreditam que os humanos entendem melhor suas necessidades e conseguem atender melhor a mais de uma demanda ao mesmo tempo.
Então mesmo que você não esteja se comunicando presencialmente com seu cliente, não esqueça que ainda é uma conversa e é necessário se conectar com ele utilizando expressões, fazendo com que ele se sinta valorizado e compreendido.
Veja duas formas de fazer isso:
Use perguntas abertas para afunilar melhor seu atendimento. Pergunte sobre as necessidades dele, suas preferências e vontades. Com isso, vá afunilando a conversa para os pontos principais e deixe o consumidor confortável no processo de compra.
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2- Utilize expressões positivas para conectar a conversa
Mostre seu interesse em atender utilizando expressões positivas e emojis, não se atendo a um mero "Ok.". Em vez disso, o que acha de tentar algo como: “que legal, no que mais posso te ajudar?” ou “fico feliz que você tenha gostado da peça x. Veja outras opções que combinam com ela”?
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Assim, as falas robotizadas são deixadas de lado e o consumidor se sente mais à vontade e confiante ao realizar sua compra.
2) Facilite o entendimento
Da mesma forma que presencialmente você precisa falar clara e corretamente, no universo online a sua ferramenta para se fazer entender é a escrita cuidadosa. Utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Cada detalhe faz a diferença e gera credibilidade, um dos pontos essenciais no digital - considerando o grande número de pessoas que não compram online por falta de confiança e medo de cair em golpes.
Uma ferramenta que também pode ajudar é o áudio e emojis, que, na medida certa, facilitam o entendimento das informações e gera proximidade com o cliente.
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3) Tudo no seu tempo.
Mesmo que o digital forneça mais liberdade, nem tudo é conveniente. Atente-se ao horário escolhido para entrar em contato com seu cliente. Antes das 9h e após as 20h abordagens comerciais tendem a ser invasivas e o ideal é que ocorra entre 10h e 17h. Evite finais de semana. Agora, se o cliente vier falar com você, responda o mais rápido possível. Quando estamos tentando comprar algo no WhatsApp, a resposta ágil faz a diferença, muitas vezes já estamos tentando buscar algo ou tirar dúvidas pontuais. Sempre priorize responder as conversas em aberto a iniciar novas conversas.
4) Primeiro relacione, depois crie oportunidades de vendas.
Ninguém pede em casamento no primeiro encontro, certo? As campanhas de pós-venda, como “boas-vindas”, aniversário e agradecimento também vão ajudar a engajar seus clientes, além de criar conexão entre o cliente e o vendedor.
Já as campanhas pós-venda te mostram que o seu trabalho não termina quando a venda é realizada, e que ainda há muito a ser feito. São diversas ações para manter quem você transformou de lead em cliente, isso fideliza e garante ainda mais vendas no futuro.
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