WhatsApp no varejo: reunimos as melhores práticas

Full name
11 Jan 2022
5 min read

No universo digital, podemos absorver e utilizar muitas boas práticas do mundo físico, mas, pra isso, é essencial adequá-las para potencializar as interações online. Analisamos vendedores que se destacam nas vendas digitais e levantamos as melhores práticas para auxiliar quem está no varejo físico a se relacionar no digital - afinal, já está na hora de abandonar as listas de transmissão e começar a vender com estratégia. Confira as melhores práticas que geraram mais de R$150 milhões em vendas!

1 - Não seja um robô. Sorria com as palavras.

Uma pesquisa realizada pela Amdocs, em parceria com a Forrester Research, aponta que, quando podem escolher entre um atendimento entre máquina ou humano, 83% dos consumidores optam por falar com humanos. Isso porque acreditam que os humanos entendem melhor suas necessidades e conseguem atender melhor a mais de uma demanda ao mesmo tempo.  

Então mesmo que você não esteja se comunicando presencialmente com seu cliente, não esqueça que ainda é uma conversa e é necessário se conectar com ele utilizando expressões, fazendo com que ele se sinta valorizado e compreendido.  

Veja duas formas de fazer isso:

Use perguntas abertas para afunilar melhor seu atendimento. Pergunte sobre as necessidades dele, suas preferências e vontades. Com isso, vá afunilando a conversa para os pontos principais e deixe o consumidor confortável no processo de compra.  

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente

2- Utilize expressões positivas para conectar a conversa  

Mostre seu interesse em atender utilizando expressões positivas e emojis, não se atendo a um mero "Ok.". Em vez disso, o que acha de tentar algo como: “que legal, no que mais posso te ajudar?” ou “fico feliz que você tenha gostado da peça x. Veja outras opções que combinam com ela”?

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente

Assim, as falas robotizadas são deixadas de lado e o consumidor se sente mais à vontade e confiante ao realizar sua compra.  

2) Facilite o entendimento

Da mesma forma que presencialmente você precisa falar clara e corretamente, no universo online a sua ferramenta para se fazer entender é a escrita cuidadosa. Utilize vírgulas, acentuação, espaço entre as palavras, letras maiúsculas em nomes próprios e tente ser o mais claro possível. Cada detalhe faz a diferença e gera credibilidade, um dos pontos essenciais no digital - considerando o grande número de pessoas que não compram online por falta de confiança e medo de cair em golpes.  

Uma ferramenta que também pode ajudar é o áudio e emojis, que, na medida certa, facilitam o entendimento das informações e gera proximidade com o cliente.  

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente

3) Tudo no seu tempo.

Mesmo que o digital forneça mais liberdade, nem tudo é conveniente. Atente-se ao horário escolhido para entrar em contato com seu cliente. Antes das 9h e após as 20h abordagens comerciais tendem a ser invasivas e o ideal é que ocorra entre 10h e 17h.  Evite finais de semana. Agora, se o cliente vier falar com você, responda o mais rápido possível. Quando estamos tentando comprar algo no WhatsApp, a resposta ágil faz a diferença, muitas vezes já estamos tentando buscar algo ou tirar dúvidas pontuais. Sempre priorize responder as conversas em aberto a iniciar novas conversas.  

4) Primeiro relacione, depois crie oportunidades de vendas.

Ninguém pede em casamento no primeiro encontro, certo? As campanhas de pós-venda, como “boas-vindas”, aniversário e agradecimento também vão ajudar a engajar seus clientes, além de criar conexão entre o cliente e o vendedor.  

Já as campanhas pós-venda te mostram que o seu trabalho não termina quando a venda é realizada, e que ainda há muito a ser feito. São diversas ações para manter quem você transformou de lead em cliente, isso fideliza e garante ainda mais vendas no futuro.

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de textoDescrição gerada automaticamente