A Black Friday mudou. Você está preparado para se destacar?
Descubra como os insights do relatório Flashback Friday do Google e como a fidelização de clientes podem ser seu diferencial competitivo.

A Black Friday é o momento decisivo para o varejo.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, o que realmente faz uma marca se destacar não são apenas os preços, mas a capacidade de criar uma experiência de compra única e inteligente.
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A urgência X o relacionamento
Não espere somente o dia da Black Friday: O varejo não pode focar apenas no último dia de novembro. A estratégia de "tudo ou nada" em 24 horas está obsoleta.
O pico de vendas em 2023 se deu de forma distribuída:
- 25% das vendas de alta temporada ocorreram antes do dia da Black Friday.
- 30% das vendas se estenderam na semana seguinte ao evento, conhecida como "Cyber Week".
O relacionamento é a chave para redução do CAC
80% das vendas da alta temporada foram feitas para clientes que já tinham um relacionamento com a marca (clientes recorrentes ou que interagiram com a loja antes do evento).
A recompra, motivada por ações de cashback ou programas de fidelidade, gerou um aumento de 35% no ticket médio em compras pós-Black Friday
O Cashback como estratégia de fidelização
Descontos profundos podem desvalorizar a marca e atrair apenas clientes "caçadores de pechincha", que não retornam.
O Cashback continua sendo eficaz
- Empresas que ofereceram cashback em vez de desconto direto tiveram uma taxa de recompra 2x maior nos 60 dias seguintes à Black Friday.
- O cashback social, onde o valor do benefício é revertido para empresas parceiras, gerou um aumento de 10% no ticket médio, pois os clientes se sentiram incentivados a usar o benefício em outras lojas.
Comunicação no momento exato aumentam a conversão
Envio de comunicações em até 24 horas após o abandono da carrinho tem uma taxa de conversão de até 25%, recuperando parte considerável das vendas que poderiam ser perdidas na alta temporada.

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